O que é vitamina D?

Vitamina D, um hormônio de grande importância para a saúde humana.

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol, uma vez que a obtemos principalmente através da radiação UV (radiação ultravioleta) do sol ou fazendo sessões de solário. Ao expor a nossa pele aos raios UV, o corpo começa a gerar essa vitamina tão necessária para a nossa saúde. Em geral, mais de 85% da nossa vitamina D vem dos raios UV.

Alguns alimentos também contêm pequenas quantidades de vitamina D, mas é difícil manter um nível adequado apenas com a alimentação. Se não poder fazer sessões UV no nosso centro nem apanhar sol natural, pode completar a dieta com suplementos alimentares específicos.

A vitamina D é diferente da vitamina C ou E que é obtida através de alimentos (frutas, legumes) e que atuam principalmente como antioxidantes. A vitamina D é um hormônio muito poderoso com múltiplas funções em nosso corpo. Um hormônio como o estrogênio ou a testosterona.

A principal e mais importante função da vitamina D é manter os níveis de cálcio e fósforo no sangue. Se houver quantidade suficiente de vitamina D para realizar essa tarefa, o corpo dedicará as quantidades restantes a outras funções, como fixar cálcio nos ossos e dentes para fortalecê-las, manter e melhorar a função e a força muscular, regular a pressão arterial, cuidar do sistema imunológico para combater infecções, ajudar a prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, desenvolver o cérebro etc. Em resumo, podemos dizer que a vitamina D é um hormônio poderoso que ajuda o corpo a funcionar adequadamente e que é capaz de combater doenças e curar.

Como a vitamina D é produzida?

A produção de vitamina D ocorre na pele. A produção de vitamina D é ativada quando os raios UV (ultravioleta) do sol ou dos nossos solários entram em contato com um tipo de colesterol (7-dehidrocolesterol) contido na pele. Esta vitamina é então processada pelo nosso corpo antes de se tornar a vitamina D "ativada" (calcitriol), necessária para cumprir as diferentes funções mencionadas acima.

Onde e como obter vitamina D?

Nos nossas equipamentos UV
Pode obter vitamina D ao longo do ano no nosso centro. Estamos equipados com solários Ergoline, Lider Mundial em bronzeamento artificial, os equipamentos emitem raios UV muito semelhantes ao sol natural e são a nossa melhor solução para as pessoas que querem obter muita vitamina D em pouco tempo.

O sol natural
Em Portugal, na Primavera e no Verão, não há problema em obter vitamina D suficiente através dos raios solares, desde que haja sol e apanhe sol sem cobrir a pele (pelo menos expondo 40 a 50% do corpo). Não deve utilizar imediatamente protetor solar, para produzir vitamina D, porque eles bloqueiam a radiação ultravioleta quase 100%.

Para a maioria das pessoas, uma exposição curta de cerca de 10 a 20 minutos é suficiente para produzir uma quantidade considerável de vitamina D. Para saber quando é a melhor hora para fazê-lo, olhe para a sua sombra: se ela for mais curta do que você, o momento ideal. Após cerca de 10 a 20 minutos (depende do tipo de pele), pode aplicar um creme com FPS, pois terá absorvido o sol suficiente para gerar a vitamina D de que seu corpo precisa. É necessário evitar sobretudo que a sua pele fique avermelhada ou queimada.

De meados de Outubro a meados de Março, aproximadamente na Península Ibérica, o sol natural não serve como fonte de vitamina D. Neste tempo, os raios necessários para ativar a produção de vitamina D não chegam à Terra em quantidades suficientes. Especialmente para esta época do ano, os nossos equipamentos Ergoline são a fonte ideal para a sua pele produzir a vitamina D que precisa.

Suplementos alimentares
Como já mencionado no início, outra fonte de vitamina D são os suplementos. Se decidir tomá-los, escolha aqueles que contêm vitamina D3 porque eles funcionam melhor do que aqueles que contêm vitamina D2. Antes de tomar suplementos de vitamina D, consulte o seu médico.

Níveis ótimos de vitamina D
Apanhar sol nos nossos equipamentos Ergoline é o suficiente para fazer entre 1 a 3 sessões por semana para manter um nível correto de vitamina D. Durante uma sessão de bronzeamento normal, seu corpo pode produzir até 10.000-15.000 UI (Unidades Internacionais) de vitamina D , igual a 250 - 375 microgramas. Isso pode parecer muito pouco, mas se falamos de vitamina D é considerado uma quantidade importante.

Somente se você obtiver um nível correto de vitamina D, o corpo pode funcionar 100%. Qualquer deficiencia significa que algumas funções não são realizadas de forma otimizada. Um exemplo ilustrativo é o número de pessoas que contraem a gripe durante o ano. Talvez você tenha notado que todos os anos há muito mais casos de gripe no inverno do que no verão. Por que será? Por um fator muito importante é que nossos níveis de vitamina D são geralmente maiores no verão do que no inverno. No final do inverno, quando ocorrem mais casos de gripe, nossos níveis de vitamina D são geralmente os mais baixos ao longo do ano.

É claro que a vitamina D e seu nível no sangue não é o único elemento chave para uma boa saúde. Existem muitos outros fatores importantes que fazem parte de um estilo de vida saudável, como uma dieta balanceada, exercícios, boa noite de sono, não fumar, etc. Mas não há dúvida de que a vitamina D também desempenha um papel importante e subestimado na nossa saúde.

Se você quiser saber mais sobre a Vitamina do Sol, consulte o guia "Vitamina D" do Conselho de Vitamina D (organização sem fins lucrativos dos EUA), clique aqui.

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