Vitamina D, a Vitamina do sol

Apanhe Sol para preservar a saúde.

Estudos científicos confirmam o que muitos já sabem. Apanhar sol regularmente e sem queimar é saudável. Assim, nos Estados Unidos, os cientistas estudaram o efeito da vitamina D (a vitamina do sol) em mulheres com câncer de mama. A conclusão deste estudo foi que as mulheres com níveis mais elevados de vitamina D (a vitamina do sol) foram 2 vezes mais propensos a superar a doença do que as mulheres que tinham baixos níveis desta vitamina. (Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24596354)

Na Suécia, os cientistas realizaram um estudo com quase 30 mil mulheres, que acompanharam por 20 anos. O estudo é chamado Miss Cohort Study. Eles descobriram que as mulheres que apanhavam sol regularmente (tanto o sol natural como no solário) eram mais saudáveis e tinham menos doenças, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, do que as mulheres que não apanhavam sol. Estes resultados são atribuídos à vitamina D. As mulheres que apanham sol têm níveis sanguíneos mais elevados desta vitamina.

Esses estudos e muitos outros indicam que ter altos níveis de vitamina D é bom para manter a saúde, melhorá-la ou mesmo ajudar a superar uma doença. Apesar de mencionarmos aqui dois estudos realizados entre mulheres, outros estudos entre homens ou ambos os sexos mostram resultados semelhantes.

É recomendado ter níveis ótimos de vitamina D ao longo do ano. É aconselhado um nível ideal se houver cerca de 50 ng/ml (nanogramas por mililitro) de vitamina D no sangue. Essa quantidade parece muito pequena, mas na realidade é um número alto que permite que a vitamina D realize todas as suas funções em nosso corpo.

Agora deve estar a pensar, 'E como medir o nível de vitamina D e posso obter um nível ótimo dessa vitamina?' Para medi-lo, só precisa de um simples exame de sangue que possa perguntar ao seu médico. E para consegui-lo existem basicamente duas alternativas.

1) A maneira mais fácil de fazer isso é apanhar sol (natural ou artificial) regularmente e sem se queimar. Quando apanhamos sol ao ar livre ou em uma máquina UV o nosso próprio corpo produz vitamina D. Além disso, o nosso corpo sabe se temos um nível ideal de vitamina D e, em seguida, parar de produzi-lo. Para produzirmos grandes quantidades de vitamina D em um curto espaço de tempo, cerca de 10 a 20 minutos, temos que expor uma parte importante da nossa pele aos raios UV, pelo menos, metade do corpo. Normalmente, fazer entre 1 a 3 sessões de solário nos nossos equipamentos UV por semana é suficiente para manter níveis elevados de vitamina D ao longo do ano. Naturalmente temos que fazer as sessões sem colocar o creme SPF, porque os fatores de proteção bloqueiam uma grande parte dos raios UV, necessários para a nossa pele produzir vitamina D.

2) A segunda maneira de otimizar os níveis da vitamina do sol seria tomar suplementos de vitamina D e especialmente os de vitamina D3.

Se tiver alguma questão ou dúvida, por favor escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou peça conselhos ao seu médico sobre como obter um nível óptimo desta importante vitamina.

Se você quiser saber mais sobre a vitamina do sol, consulte o guia "Vitamina D" do Conselho de Vitamina D (organização sem fins lucrativos dos EUA), clique aqui.

Para mais informações sobre a vitamina D, consulte O que é a vitamina D, no site.

Mais informação sobre Vitamina D.

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